Sistemas para armazenagem e distribuição logística
A armazenagem e distribuição logística engloba uma série de variáveis e detalhes voltados para o controle e manuseio correto de diferentes mercadorias e visa atender com precisão às características e propriedades, principalmente em se tratando de materiais complexos que em certas circunstâncias requerem áreas separadas para o seu devido gerenciamento, como os produtos farmacêuticos.
Portanto o armazenagem e distribuição logística conta com sistemas integrados de gestão, que através de softwares específicos e de última geração, gerenciam o estoque com informações rápidas e precisas sobre todo o histórico da mercadoria, fazendo com que todos os processos logísticos sejam auditados e supervisionados pelos contratantes a qualquer momento.
Integração de armazenagem e distribuição logística
Um centro de armazenagem e distribuição logística é um espaço de armazenamento de produtos, podendo ser de matérias-primas ou itens finalizados que incorpora variados e precisos processos, como a estocagem e a manipulação de materiais. Este local pode integrar um complexo que abriga várias companhias com localização estratégica. Todos os custos com segurança e manutenção, serviços auxiliares e a infraestrutura são compartilhados por diversas empresas. Entre as vantagens estão:
- Espaço adicional para qualquer volume de negócios;
- Segurança vinte e quatro horas;
- Monitoramento vinte e quatro horas;
- Redução de pessoal e custos;
- Excelente custo benefício.
A gestão eficiente em uma armazenagem e distribuição logística leva em consideração diversos fatores que influenciam no andamento das atividades de cada centro de gerenciamento. Alguns critérios são a localização estratégica, economia de tempo, já que todas as necessidades são atendidas no local, o espaço melhor aproveitado, oferecimento de infraestrutura completa, custos compartilhados entre as operações e a redução de gastos.
Pesquisando por armazenagem e distribuição logística
A empresa que fará a armazenagem e distribuição logística deve ser escolhida pela experiência e qualidade atestada por usuários atuais do sistema, e possam referenciar os serviços prestados. Também é vital ir até o local e verificar todos os procedimentos, de entrada, estoque e saída de produtos, bem como as ferramentas complementares, as quais, farão parte do contrato de estocagem e gerenciamento, analisando de forma clara a eficácia do modelo proposto, pois os contratos podem ter longa duração.