Cuidados no armazenamento de produtos químicos
O armazenamento de produtos químicos cuida para que qualquer produto químico que apresente risco a saúde e ao meio ambiente tenha um lugar apropriado para ser acondicionado. Devem ser evitados espaços de acesso, como escadas, saguões, salas e demais lugares, os quais, possuam grande fluxo de pessoas prevenindo-se acidentes de várias intensidades.
É ideal que esse tipo de produto seja estocado em almoxarifado e siga as normas de armazenamento de produtos químicos, com a devida sinalização, ventilação e saídas de ar, usando prateleiras, telhados sem infiltrações, instalações elétricas em perfeitas condições e grande resistência a estes materiais. É muito importante utilizar indicadores e etiquetas para detalhar cada componente químico e caso de incêndio, entre outros itens que auxiliam na segurança do ambiente.
Riscos com o armazenamento de produtos químicos
É importante ressaltar que alguns compostos químicos não se misturam, portanto, devem ser acondicionados corretamente no armazenamento de produtos químicos, para evitar quaisquer riscos ambientais, isso evita chamas e explosões que são um perigo extremo, uma vez que os materiais, muitas vezes inflamáveis, ficam confinados em um almoxarifado, que é o lugar específico para seu estoque. Entre os itens classificados estão:
- Inflamáveis;
- Explosíveis;
- Corrosivos;
- Tóxicos;
- Radioativos;
- Biológicos.
As normas estabelecidas para o armazenamento de produtos químicos desses itens são encontradas na ficha de inscrição de segurança e produtos químicos (FISPQ) ou, na ausência, consultar os sites das companhias ambientais dos estados, pois no caso de exposições ao meio ambiente, eles podem provocar irreparáveis danos ao ecossistema.
Cuidados com o armazenamento de produtos químicos
O armazenamento de produtos químicos necessita que as empresas especializadas apresentem todas as certificações e sigam as normas vigentes para prestação de tais serviços, visto a periculosidade e volatilidade destes materiais, também pode-se checar junto aos órgãos municipais ou estaduais se a empresa está habilitada para estas práticas.
Busque informações com usuários deste tipo de serviços, para a obtenção de dados detalhados e verificar como são feitos todos os procedimentos no intuito da contratação da empresa ideal, evitando transtornos e problemas com os órgãos ambientais e fiscalizadores. A busca pode ser feita através de sites pela internet.