Escolhendo e usando a armazenagem vertical
O espaço é grande mas não é infinito, dentro desta premissa ele deve ser mais aproveitado com a utilização de vários níveis de estoque. Hoje em dia graças as estruturas autoportantes, a armazenagem vertical pode chegar a trinta e cinco metros de altura. Sendo assim, os diversos tipos de estoques reduzem custos com a guarda de produtos, e contribuem para uma melhor organização do processo de estocagem, também aumentando a segurança do local.
Muitos fatores devem ser considerados antes de escolher uma estrutura de estocagem, como a armazenagem vertical, pois é imprescindível haver um bom conhecimento do processo de estoque, usando os métodos first in first on (FIFO) ou last in last on (LIFO) sendo de muita importância a escolha correta do sistema, também os equipamentos que movimentam os materiais.
Ganhando espaço na armazenagem vertical
A armazenagem vertical para a guarda de produtos faz a empresa ganhar muito em espaço, e brevemente irá refletir na economia da organização, que por sua vez economizando poderá reinvestir esses valores em outras áreas e também necessitam se desenvolver mais. Segundo os profissionais e estudiosos do ramo da logística, a verticalização é uma realidade, e permanecerá sendo o principal meio de estocagem no futuro. Entre as vantagens estão:
- Opção por rebaixamento;
- Fundações de base simples;
- Rapidez no sistema;
- Redução de custos operacionais;
- Rapidez no sistema.
A armazenagem vertical é vista como solução para muitos profissionais de logística. Contudo, a tarefa de subir a guarda de produtos não é uma atividade simples e precisa investimentos, como adquirir empilhadeiras, treinamento e contratação de operadores de empilhadeiras, aquisição de estruturas porta paletes, entre outros. O veículo que resolveu este problema foi a empilhadeira que é utilizado para o transporte e circulação dentro do local, sendo útil e econômica, fácil de manobrar e circular pelo local desejado.
Escolha de empresas com armazenagem vertical
A maioria das empresas que fazem condomínios logísticos usam a armazenagem vertical, devido à alta demanda e praticidade dos procedimentos de estocagem neste formato. Para a escolha da empresa visite os centros de distribuição destes locais e analise os sistemas, verificando se eles se alinham com a visão de processos logísticos ideais.