Estocagem e armazenagem de produtos
É muito importante saber as diferenças de estocagem e armazenagem. Muitas empresas procuram saber a respeito dessas atividades, pois existe uma grande confusão entre os dois termos no meio comercial. Isso acontece porque as palavras são parecidas e possuem um significado parecido: o ato de guardar mercadorias.
Porém, não se tratam da mesma coisa, pois designam diferentes ações no meio comercial. Isso porque a armazenagem exige muito mais cuidado do que a estocagem. O termo armazenagem é a guarda de produtos já prontos para consumo, uma atividade ligada à logística, fundamental para qualquer processo que envolva uma cadeia de suprimentos. Os armazéns, locais onde é feita a armazenagem, são usados para facilitar a distribuição de produtos e para atender às diversas demandas do mercado.
As diferenças entre estocagem e armazenagem
Primeiramente, é importante saber as diferenças entre esses dois termos tão diferentes entre si. A estocagem é designada para a guarda de matérias-primas ou produtos semiacabados, ou até mesmo prontos para a distribuição aos consumidores. Já com a armazenagem, existe um fluxo de mercadorias entre pontos diferentes. Um exemplo são os distribuidores e o comércio varejista ou atacadista.
Apesar de estocagem e armazenagem serem parecidas, é importante ressaltar as diferenças entre elas. A armazenagem é destinada para que sejam guardados todos os estoques da empresa, em galpões ou depósitos. Empilhadeiras também são equipamentos utilizados para a armazenagem dos produtos.
O sistema de armazenagem é muito importante porque permite:
- Recebimento, identificação, conferência, separação dos itens, e o endereçamento para o estoque;
- Estocagem, propriamente dita, com a colocação dos itens em seus devidos lugares;
- Retirada e entrega de itens para atendimento de pedidos;
- A embalagem correta, para a entrega ou distribuição ao sistema logístico.
Importância da estocagem e a armazenagem
Hoje em dia, as empresas precisam estar cientes das diferenças entre os termos de estocagem e armazenagem. Isso é importante para que haja um melhor entendimento e organização das mercadorias durante os dois processos. A armazenagem é tão importante quanto a estocagem, e ambas precisam de uma atenção absoluta, para que o fornecimento de produtos ocorra de forma eficiente.